Sistema penitenciário no Brasil: qual a real situação?

Sistema penitenciário no Brasil: qual a real situação?

Infopen: Brasil ocupa 4º lugar no ranking mundial de população carcerária

Sistema penitenciário no Brasil: por que temos tantos presos? Qual a real situação? Sobre o tema, o Revista Brasil desta quinta-feira (20) entrevista o membro da Comissão de Reforma da Legislação Processual Penal e de Leis de Execuções Penais da OAB-SP, Euro Bento Maciel Filho.

Ele informa que um estudo do Infopen – publicado este ano, mas com dados de 2014 – mostra que o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de presidiários (600 mil), atrás apenas dos Estados Unidos, China e Rússia. E que 75% da nossa população carcerária é composta ou por analfabetos ou semi-alfabetizados.

“É muita coisa e isso deixa claro o seguinte: falta base, falta investimento na criação e educação do ser humano na sociedade. Ele chega às vezes ao crime por não ter opção, por não ter oportunidade”, argumenta Euro Bento.

Ele fala de ressocialização, do alto índice de reincidência nas cadeias, das facções dentro do presídio. “O nosso sistema carcerário não ressocializa e não recupera ninguém. Não há uma forma de se recuperar alguém dentro do sistema. Tem que recuperar fora, só que fora, a sociedade nega esse direito a ele.”

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima

http://radios.ebc.com.br/

 

Veículo: Rádio EBC – Brasília/DF
Seção: Revista Brasil

 

Deixe um comentário